19 de agosto de 2010

Blog da Escola

Semana passada elaboramos (Eu e o Vice-Diretor Romero) uma proposta para o Blog da escola. O Blog recebeu o título de CED6 Online. Foi uma experiência maravilhosa. Em menos de uma semana de divulgação já temos mais de 400 acessos. Confesso que o Blog foi uma alternativa ousada, já que estavamos com muita dificuldade de trabalhar sobre a questão da utilização das TICs com os professores da instituição.
 O interessante é que após a divulgação, consegui despertar o interesse de alguns professores sobre a utilização do Blog como recurso favorável ao processo de ensino e aprendizagem. O professor Kleber, de Geografia, da 8ºsérie/9ºano, solicitou que o ensinasse a trabalhar com o Blog. Em menos de uma hora, já tinhamos criado o seu próprio blog, postando vídeos, exercícios, fotos. Seu blog já conta com mais de 350 acessos.
Essa experiência foi muito boa, principalmente para dar incentivo à mudança na proposta pedagógica da instituição, inserindo na sua prática o uso das novas tecnologias. Tenho esperança na continuidade e melhoria dessa proposta. Trabalho de formiga...aos poucos, mas esperançosos que seja para a melhoria na educação. 
Por Osvaldo Lima

11ª AULA - PROJETO


Na aula de hoje (05/08) trabalhamos com os projetos. Foi uma aula recheada de idéias. Elaboramos um projeto em grupo. O resultado do meu grupo está no roteiro que segue:

ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
1. Identificação
Nome dos cursistas:
Kátia Almeida Gomes
Osvaldo Lima de Oliveira
Enedilza Severina dos Santos
Hellene Dutra Raulino Alves
Jocilene Alves de Andrade
Laura Alves dos Santos

Nome da Escola: PROINFO (Quinta-feira-Vesp)
Série: 5º ano – Ensino Fundamental Número de alunos: 70
Professores envolvidos: Professor regente e Coordenadores


2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
- A criança nessa faixa etária está em fase de descoberta do mundo que o cerca. Surgem as suas primeiras experiências e interações com grupos sociais diferenciados ao convívio familiar.

- Deste modo, a escola surge como um espaço para reflexão destas novas descobertasx, orientando para que não sejam vítimas dos problemas presentes na comunidade em que convivem.

- Como a comunidade tem sérios problemas relacionados ao uso de drogas, tráfico, entre outras, surge a necessidade de trabalhar essa questão dentro da instituição educacional, utilizando os TICs para explorar sobre esse uso.

3. Justificativa
A utilização das TICs favorecem o acesso a informações, imagens, vídeos que possibilitam uma melhor abordagem do tema Drogas, propiciando uma orientação mais eficaz, lúdica e dentro da realidade do aluno, da escola e da comunidade, tornando os alunos multiplicadores dos conhecimentos adquiridos.

4. Objetivo (s)
- Propiciar um espaço diferenciado (especificamente o site de relacionamentos ORKUT) de debate sobre o tema Drogas e suas consequências, numa perspectiva de prevenção.
- Utilizar as TICs para pesquisa, seleção, análise e produção de material sobre o tema Drogas.
- Favorecer o jovem a formação de valores positivos, para que possam se defender das consequencias do uso das Drogas, preparando-o para o exercício da cidadania.

5. Conteúdos
Saúde
Qualidade de Vida
Produção de texto
Argumentação
Dramatização
Arte gráfica/design

6. Disciplinas envolvidas
Ciências
Língua Portuguesa
Artes
Matemática

7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
1º etapa: (02 aulas)
- Trabalho de pesquisa na Internet, em grupo, sobre a temática
- Debate sobre os principais pontos pesquisados pelo grupo
- Seleção das questões mais relevantes.

2º etapa: (01 aulas)
- Orientações sobre a criação da conta no ORKUT.

3º etapa:(uma semana)
- Postagem das enquetes e debates via ORKUT.

4º etapa:
- Diante das postagens, cada grupo ficará responsável pela elaboração das seguintes atividades:
a) Criação de Slides (uma aula)
b) Produção de Filmes (uma semana)
c) Produção de textos – em seus diversos gêneros textuais (uma aula)
d) Pesquisa e produção de gráficos estatísticos com a comunidade escolar (uma semana)
e) Produção de desenhos artísticos (uma semana)

5º etapa: (um dia letivo)
- Feira Cultural – “Drogas, tô fora!”
- Apresentações das atividades desenvolvidas durante o projeto, com participação de toda comunidade escolar.

8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
- Professores, alunos, pais, responsáveis e comunidade.
- Laboratório de Informática
- Jornais, revistas, entre outros.
- Impress – apresentação slides
- Site de relacionamento Orkut
- TuxPaint – editor de imagens
- Kino – editor de vídeo
- Calc – editor de planilhas e gráficos
- Writer – editor de texto
- Filmadora
- Máquina Fotográfica
- Papel, cartolina, tesoura, entre outros.
- Impressora
- Projetor DataShow

9. Registro do processo
- Site de relacionamento Orkut
- Blog da Escola
- Jornal da Escola

10. Avaliação e Resultados esperados
Avaliação:
- Durante todo o processo serão definidas datas e procedimentos que deverão ser cumpridos.
- Banca Avaliadora: composta professores e pais.
- Avaliação das atividades pelos grupos participantes.
Resultados Esperados:
- Promoção da cidadania e valorização da vida.
- Propiciar que o aluno seja um multiplicador dos conhecimentos produzidos.
- Envolver a comunidade local com o cotidiano da escola.
- Produção de novos recursos e material sobre a temática de modo mais atrativo e diferenciado.

11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
- E-mail
- Sites de relacionamento
- Jornal
- Paineis
- Feira Cultural
- Poster, Painel, Blog, Evento.....

12. Referências Bibliográficas
- Realizado pelos cursistas do ProInfo
- Sites, vídeos, livros...filmes

16 de agosto de 2010

Pela web, projeto capacita professores ao mundo digital

Pela web, projeto capacita professores ao mundo digital

Aulas gratuitas estão disponíveis para qualquer professor do Brasil Links desta matéria:
Projeto Elementos

Portal do Professor


Cada vez mais, PCs estão invadindo as salas de aula. O difícil tem sido os professores acompanharem o ritmo dos alunos, que já nascem com as mãos no teclado e com os olhos nos monitores. Por isso, a Intel tem um projeto mundial que pretende ajudar os professores a utilizar melhor a informática no seu dia-a-dia, e transformar o PC em um instrumento fundamental no processo de aprendizagem.

“Em um primeiro momento é pensar como é que eu consigo adicionar elementos de tecnologia na sala de aula e aí ela vira não necessariamente a sala de aula física. Adicionar esses elementos à sala de aula, para que ele possa trabalhar junto com os alunos para que eles possam construir o conhecimento, ou de matemática, ou de português, ou de física, ou dos três juntos. Que é uma proposta, digamos, mais moderna”, diz Rubem Saldanha, Gerente de Educação da Intel

O Projeto Elementos foi lançado no início do ano na versão em inglês. Agora, quatro meses depois, chega por aqui na versão em português. E não foi só a tradução de algumas adaptações para a realidade brasileira que fizeram parte do processo.

“A gente trabalha com professores locais aqui de universidade, estudantes de doutorado na área de educação e tecnologia para que eles possam fazer adaptações inclusive nos parâmetros curriculares nacionais, que é o nosso guia na área de educação”, explica Rubem Saldanha, Gerente de Educação da Intel

São 5 módulos, cada um com 16 horas. E as aulas online e gratuitas estão disponíveis para qualquer professor do Brasil, tanto no Portal do Professor do MEC quanto no site da Intel. Para fazer parte, basta se cadastrar e seguir os passos na tela. Quer saber os links? Então acesse os endereços que publicamos no início do texto!

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/negocios/central_de_videos/pela-web-projeto-capacita-professores-ao-mundo-digital/12416/integra

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