18 de abril de 2010

- 1ª AULA - Linux Educacional

     Começamos hoje (06/04) o Curso PROINFO (Programa Nacional de Informática na Educação) INTEGRADO.  Vinculado ao MEC e a Secretaria de Educação, este curso tem como objetivo preparar educadores para a utilização das novas tecnologias da informação e comunicação nas escolas públicas. Essa formação é oferecida com o intuito de gerar multiplicadores que possam permitir o uso de novos conhecimentos e tecnologias na integração ensino e aprendizagem, conforme as diversas realidades de nossas escolas. Aqui no Distrito Federal, o curso está sendo organizado pelo NTE (Núcleo de Tecnologia Educacional) da Secretaria de Estado de Educação. 
      Os professores-multiplicadores estão conhecendo o sistema operacional Linux Educacional 3.0. Este sistema está instalado nos computadores dos Laboratório de Informática das escolas selecionadas para o projeto PROINFO. O curso tem duracão de 180 horas, dividido em três módulos: o primeiro, Linux Educacional (40 horas); o segundo, Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo (40 horas); e o último módulo, Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TICs (100 horas).
   No primeiro dia de aula, o professor Marcelo, coordenador do NTE, apresentou toda a estrutura do curso. Logo após, tivemos a oportunidade de compreender alguns conceitos básicos na área de informática. Conhecemos também um pouco sobre a história  do Linux a partir do vídeo.

Em seguida, começamos a trabalhar como o Sistema Linux Educacional.
O MEC disponibiliza o Sistema Linux Educacional 3.0 em seu site.
Também tivemos a oportunidade de trabalhar com a ferramenta Tux Paint.

Nenhum comentário:

Postar um comentário