13 de setembro de 2010

Atividade 1.7 - Projeto: Produção de Vídeos


Produção de vídeos por alunos de 8ª séries utilizando a técnica Stop Motion através do uso de recursos tecnológicos e softwares livre

1. Identificação
Nome do cursista
Viviane da Silva Lins e Osvaldo Lima de Oliveira
Nome da Escola: CEF 20 Local (cidade/estado) Ceilândia
Série: 8ª A / B Número de alunos: 90
Professor envolvido: Viviane Lins (Inglês-LEM)

2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
A chegada das tecnologias no ambiente escolar provoca uma mudança de paradigmas. A Informática Educativa nos oferece uma vastidão de recursos que, se bem aproveitados, nos dão suporte para o desenvolvimento de diversas atividades com os alunos. Na educação de forma geral, a informática tem sido utilizada tanto para ensinar sobre computação, como para ensinar praticamente qualquer assunto por intermédio do computador. Quando o próprio aluno cria, faz, age sobre o software, decidindo o que melhor solucionaria seu problema, torna-se um sujeito ativo de sua aprendizagem. O computador ao ser manipulado pelo indivíduo permite a construção e reconstrução do conhecimento, tornando a aprendizagem uma descoberta. Quando a informática é utilizada a serviço da educação autônoma, o aluno ganha em qualidade de ensino e aprendizagem. Portanto, buscando o incentivo do uso das Tics pelos nossos alunos propomos uma produção de vídeos ultilizando a técnica Stop Motion através de softwares livre como o Tux Paint (editor de imagens), do Impress (editor de apresentações) e do Kdenlive (editor de vídeo).

3. Justificativa
Acreditamos que nossa verdadeira função não deve ser a de ensinar, mas sim a de criar condições de aprendizagem. Ou seja, questionamos a função da escola e do papel do professor que precisa deixar de ser o simples repassador de conhecimento e passar a ser o criador de ambientes de aprendizagem e o facilitador do processo de desenvolvimento intelectual do aluno. Portanto, buscamos democratizar o acesso ao computador integrando-o às aulas de LEM. Para tal buscamos inovar criando vídeos através de fotos utilizando o stop motion que é a técnica de animação na qual o animador trabalha fotografando objetos, fotograma por fotograma, ou seja, quadro a quadro. Entre um fotograma e outro, o animador muda um pouco a posição dos objetos. Quando o filme é projetado a 24 fotogramas por segundo, temos a ilusão de que os objetos estão se movimentando. Essa ilusão de movimento é devida à Persistência Retiniana. Quando a retina dos seus olhos está excitada pela luz ela envia impulsos para o cérebro, que por sua vez, são interpretados como imagem pelo córtex cerebral. As células da retina continuam a enviar impulsos mesmo depois da luz ser removida. Isso continua por algumas frações de segundos até as células da retina voltarem ao normal. Enquanto isso, o cérebro continua a receber estímulos da retina, e estes impulsos permanecem como uma imagem vinda da fonte luminosa, caracterizando assim o fenômeno da Persistência Retiniana. Por isso, se nesse intervalo de permanência da imagem nós sobrepusermos uma nova figura, tem-se a ilusão de movimento. Aproveitando-se dessa ilusão, foram criadas as mais diversas técnicas para se fazer um filme de animação. Só na animação Stop Motion, já foram criadas animações com recortes, com bonecos, massinha, arame, objetos, etc.

4. Objetivo (s)
Integrar a tecnologia às aulas de LEM criando vídeos de animação através de imagens utilizando a técnica stop motion.

5. Conteúdos
Língua inglesa: Abordagem comunicativa e áudio lingual através de reprodução oral de frases na língua alvo e prática auditiva através de reprodução de músicas.

6. Disciplinas envolvidas
Língua Estrangeira Moderna – Inglês

7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
Primeiro definiremos o tema dos vídeos (música, datas comemorativas dos EUA, etc.). Em seguida, utilizaremos o Labinfo da escola, computadores e softwares disponibilizados para pesquisas, confecção de desenhos e edição dos vídeos. Para tal, faremos uma contextualização falando sobre o Linux e a importância de se utilizar softwares livre. Apresentaremos os softwares que teremos como recurso e deixaremos os alunos usarem a criatividade para produzir seus trabalhos. Eles deverão criar imagens seja com fotos de pessoas, massinha de modelar, ou qualquer outro recurso, ou ainda, desenhos criados por eles mesmos no Tux Paint, por exemplo, salvos como imagens para posteriormente criar uma história que componha o tema escolhido pelo grupo.

8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Utilizaremos o Labinfo da escola com o uso da internet para efetuar pesquisas. Também trabalharemos com imagens a partir de fotos tiradas pelos próprios sujeitos da pesquisa (alunos) ou de desenhos criados através de softwares livre como o Tux paint que é um programa educativo perfeito para incentivar a criatividade dos alunos utilizando ferramentas simples de desenhos no computador. Para edição e montagem dos vídeos utilizaremos o Impress, uma ferramenta excelente para a criação de apresentações multimídia realmente eficientes, ou um editor e vídeo para o Linux como o Kdenlive.

9. Registro do processo
O procedimento será registrado através de notas de campo, depoimento dos alunos e professores envolvidos, e fotos.

10. Avaliação e Resultados esperados
A avaliação ocorrerá através da participação, do desenvolvimento das atividades estabelecidas, cumprimento dos prazos estipulados e engajamento durante o desenvolvimento do projeto.

11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
Blog da escola: http://blogdocef20.blogspot.com/
Evento: Mostra de vídeos dos alunos do CEF 20

12. Referências Bibliográficas
http://www.eba.ufmg.br/midiaarte/quadroaquadro/stop/princip1.htm






Um comentário:

  1. Legal! Ajudou-me as dicas daqui para minha pesquisa em software livre. Parabéns!

    ResponderExcluir